Subscribe Now

Trending News

16 Mai 2022

Prémios Sophia Estudante 2022- os vencedores
Newsflash

Prémios Sophia Estudante 2022- os vencedores 

Prémios Sophia Estudante 2022 ou o triunfo da Lusófona

 

UM OLHAR DO CRÍTICO Nuno Henrique Luz

@s realizador@s Gonçalo Ferreira (ULHT), por ‘Punkada’, Sam Marques (ULHT), por ‘In the Middle of Nowhere’, Luísa Campino (UCP), por ‘Hysteria’, Patrícia Santos, Bruno Maravilha e Tânia Teixeira (ULHT), por ‘Kumaru’, e Leonor Rocha Oliveira (ULHT), por ‘Borderline’, respectivamente nas categorias de melhor curta-metragem de ficção, mestrado e doutoramento, experimental, animação e documentário são os vencedores dos prémios Sophia Estudante 2022, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema e entregues este domingo em Albufeira.
Maria Moreira (Escola das Artes, UCP), pelo seu trabalho para ‘Sónia’, ganhou o prémio para o melhor cartaz.
A cerimónia, que decorreu no Auditório Municipal, foi o momento final de um evento que entre os dias quatro e 13 de Março fez da cidade algarvia o palco de uma programação com masterclasses, oficinas de cinema e de animação, debates, retrospectivas, sessões de cinema em parceria com a Associação Cultural Gerador, exposição de cartazes e competição de curtas-metragens.
Desde o dia quatro passaram por Albufeira vários convidados nacionais e internacionais, incluindo Peter Webber, autor de ‘Rapariga do Brinco de Pérola’ (que foi projectado antes de um debate com o realizador, que também foi responsável por uma masterclass), Carlos Alberto Henriques (que encabeçou uma sessão sobre o cinema do futuro), João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano, Tiago Guedes, Rafael Morais, Sónia Balacó, Oceana Basílio e Suzana Borges, entre muitos outros.
Em 2022, o Sophia Estudante, que reúne e apoia estudantes de cinema e audiovisual de todo o país, regressou assim ao formato presencial, após uma edição online no ano passado.
Para Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, o Sophia Estudante 2022, ao qual se candidataram 89 filmes de 21 escolas, “dá-nos muita confiança de que [em Portugal] vamos continuar a ter filmes e vamos continuar a ter cineastas”.
Já para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que acolheu e celebrou o evento com a assinatura ‘O melhor do cinema em Albufeira’, “foi com todo o gosto que a equipa da câmara recebeu os prémios, e cá estaremos para os receber de novo numa próxima edição”.
Na cerimónia foi ainda entregue o prémio à vencedora do concurso nacional lançado pela Academia, junto dos estudantes de design de escolas de norte a sul do país, para escolher a identidade gráfica do Sophia Estudante 2022. A premiada, Zuzanna Zol, da ETIC Algarve, foi assim a responsável por todos os materiais gráficos do evento.
O prémio Sophia Estudante tem o valor de 5.000 € para cada vencedor, pretendendo encorajar os realizadores escolhidos pelos jurados a produzir um novo filme.
Por isso mesmo, a Academia poderá ainda solicitar apoio aos seus parceiros Planar, Cinemate e Light Film para a obtenção de material técnico a usar na produção do novo filme de cada vencedor.
O Sophia Estudante, que é sempre atribuído ao realizador do filme e que teve em 2022 a sua sétima edição, foi criado pela Academia Portuguesa de Cinema para incentivar e premiar os futuros cineastas mas também para estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente a partilharem os resultados dos trabalhos desenvolvidos em contexto escolar.
Todos os estabelecimentos de ensino superior e técnico em Portugal (continente e ilhas), devidamente reconhecidos como tal e com cursos na área do cinema e/ou audiovisual podem concorrer ao Sophia Estudante.
Os filmes candidatos devem cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos: ter como língua oficial o português; pelo menos metade da rodagem ter sido feita em território nacional; e o realizador ou realizador ser de nacionalidade portuguesa.

Lista completa dos premiados Sophia Estudante 2022
Documentário
1 – Leonor Rocha Oliveira, ‘Borderline’, ULHT
2 – Mafalda Amorim, ‘Unhidden’, ESAD.CR
3 – Ema Lavrador, Escola das Artes, ‘Terra à Vista’, UCP
Animação
1 – Patrícia Santos, Bruno Maravilha e Tânia Teixeira, ‘Kumaru’, ULHT
2 – Laura Pires, Laura Equi e Marta Ribeiro, ‘Ímpar’, Universidade do Algarve
3 – Margarida Silva, ‘Headmade Taille’, World Academy
Experimental
1 – Luísa Campino, ‘Hysteria’, UCP Porto
2 – Marco Bártolo, ‘Os Magalhães’, ESMAD
3 – José Fernando Pimenta, ‘Ata Eterna’, Escola das Artes, UCP
Melhor Cartaz
1 – Maria Moreira, ‘Sónia’, Escola das Artes, UCP
2 – Marta Laureano e Bárbara Samuel, ‘O Prédio’, ETIC
3 – Pedro Dias, ‘Vamos à Vida’, ETIC Algarve
Mestrado e doutoramento
1 – Sam Marques, ‘In the Middle of Nowhere’, ULHT
2 – Melanie Pereira, ‘Lugares de Ausência’, UBI
3 – Ricardo M. Leite, ‘Oblívio’, ESMAD
Ficção
1 – Gonçalo Ferreira, ‘Punkada’, ULHT
2 – Raquel Levi, ‘Oniris’, ESMAD,
3 – Tiago Tralhão Smith, ‘Carteiro’, EPI

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *