Subscribe Now

Trending News

27 Jul 2021

Guia das estreias semanal: de Wong Kar-wai a Zack Snyder…
Estreias

Guia das estreias semanal: de Wong Kar-wai a Zack Snyder… 

O cinema, as séries…na televisão e no streaming

 

Por Pedro Alfacinha

HBO

 

No terceiro mês do ano, a HBO Portugal tem várias surpresas que chegam ao catálogo, entre elas, gostava de destacar a estreia da série “Genera+ion” e do muito aguardado filme da Warner Bros. Pictures e
DC Films “Liga da Justiça” de Zack Snyder.
“Genera+ion”  –  11 março

 

Esta série tem estreia marcada para esta quinta-feira e explora o mundo dos adolescentes, regressando a uma fórmula que teve bastante sucesso com a série “Euphoria”. A história acompanha um grupo de jovens estudantes enquanto os próprios abordam várias temáticas sensíveis da sua vida, como é o caso da sexualidade e as relações familiares no mundo moderno, tentando conjugar isso com o facto de pertencerem a uma comunidade conservadora.
Com um vasto elenco, na sua maioria constituída por jovens relativamente desconhecidos do público, mconta também com alguns veteranos da indústria. O papel principal foi entregue a Justice Smith e contará com o apoio de nomes como Martha Plimpton, Chloe East, Michael Johnson, Sam Trammell e Alicia Coppola, distribuídos pelos diferentes papéis secundários. A primeira temporada está a ser promovida como uma primeira parte da série e terá oito episódios com a duração de 30 minutos. A HBO prevê que a segunda temporada possa estrear no final de 2021.
Liga da Justiça de Zack Snyder  –  18 março
 

 

No novo filme do universo da DC Comics a chegar à HBO Portugal, Bruce Wayne (Ben Affleck) está determinado a garantir que o sacrifício final do Super-Homem (Henry Cavill) não tenha sido em vão. Para isso, vai reunir, em conjunto com Diane Prince (Gal Gadot), uma equipa de meta-humanos para proteger o mundo de uma ameaça iminente de proporções catastróficas. Dessa equipa vão fazer parte o Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e Flash (Ezra Miller). A questão é se já não será demasiado tarde para salvar o planeta de Steppenwolf, DeSaad, Darkseid e das suas terríveis intenções.
O guião do filme é assinado por Chris Terrio a partir de uma ideia de Chris Terrio & Zack Snyder e Will Beall, baseada nas personagens DC do Super-Homem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Os produtores do filme são Charles Roven e Deborah Snyder, com Christopher Nolan, Emma Thomas, Wesley Coller, Jim Rowe, Curtis Kanemoto, Chris Terrio e Ben Affleck como produtores executivos.
Netlix
Akelarre: O Ritual da Irmandade (Coven)
País Basco, 1609. Os homens da região partiram para o mar e só regressam no dia a seguir. Ana tem 20 anos e pela primeira vez junta-se às outras meninas da aldeia nas danças que têm lugar durante a noite na floresta. O Juíz Rostegui da Inquisição Espanhola foi enviado pelo Rei de Espanha com o mandato de purificar a região. Ao chegar a um vilarejo depara-se com aquele ritual noturno e manda prender as mulheres sob a acusação da prática de bruxaria. No entanto tem um propósito obscuro, pretende descobrir os segredos duma cerimónia chamada de akelarre, durante a qual o Diabo inicia os seus servos e ocorrem rituais de acasalamento. O tempo escasseia e o Juíz Rostegui.está decidido a fazer tudo o que é necessário para concretizar o seu objetivo.
O realizador Pablo Agüero inspira-se no livro de memórias que o Juíz Pierre de Lancre escreveu após uma incursão por vilas bascas que tinham tradições ancestrais de adoração pagãs para construir uma história contada pelos olhos das mulheres acusadas de bruxaria.
Alex Brendemühl encarna a personagem do Inquisidor Rostegui e Amaia Aberasturi (Ana) é a protagonista desta nova e diferente abordagem do tempo da caça às bruxas.
Esta película foi apresentada na secção oficial do Festival de San Sebastian em Setembro de 2020 e já foi galardoada com 5 Prémios Goya.
The One (1ª Temporada 8 Episódios)  –  12 março
https://www.youtube.com/watch?v=yGgbNCkJqSM

E se fosse possível encontrar o par perfeito com um simples fio de cabelo? Se bastasse um rápido teste de ADN para encontrares o par ideal, aquele que geneticamente fizesse um “match” a 100%. Após décadas de investigações os cientistas descobrem que todos têm um gene que compartilham com apenas uma determinada pessoa. Milhões de pessoas fazem o teste, desesperadas para encontrar o verdadeiro amor da sua vida. Mas mesmo as almas gémeas escondem os seus segredos, alguns mais chocantes e mortais do que outros.
“The One” está quase a estrear na plataforma Netflix e conta no seu elenco com a participação do ator Albano Jerónimo (Matheus) e do excelente Miguel Amorim….
Sky Rojo (Série espanhola)  –  19 março
As três protagonistas, Coral (Verónica Sánchez), Wendy (Lali Espósito) e Gina (Yany Prado) fogem de uma casa de diversão noturna, onde são forçadas a se prostituírem, em busca da liberdade. Na sua perseguição vão Romeo (Asier Etxeandia), o chulo de serviço, e Moisés (Miguel Ángel Silvestre) e Christian (Enric Auquer), os seus capangas.
Juntas, as mulheres embarcam numa jornada frenética e caótica, em que têm de enfrentar todos os tipos de perigos, vivendo cada segundo como se fosse o último, enquanto desenvolvem fortes laços de amizade e descobrem que a união faz a força e só assim podem recuperar o controlo das suas vidas. Parece um cruzamento entre Riverdale e Thelma & Louise. Um thriller caótico e colorido num estilo que os criadores apelidam de “Pulp Latino”, seja lá o que isso for. Humor negro, muita ação e pura adrenalina estão desde já garantidos.
Sky Rojo foi filmada em vários pontos de Madrid e Tenerife, tendo sido produzida pela Vancouver Media para a Netflix. A primeira temporada conta com 8 episódios, cada um com 25 minutos, e já está confirmada uma segunda com o mesmo número de episódios. Mas se pensas que é só mais uma série estás muito enganado. É que dos seus criadores, Álex Pina foi o responsável pelo fenómeno “La Casa de Papel” e “White Lines”, e Esther Martínez Lobato pela série “Vis a Vis”.

 

Filmin:

“IN THE MOOD FOR FILMIN”  –  16 março

Em parceria com a Leopardo Filmes, a plataforma independente Filmin apresenta uma coleção de 5 filmes de cópias restauradas em 4k pelo próprio realizador Wong Kar Wai, de uma das obras mais originais do cinema contemporâneo, no ano em que o seu filme mais icónico, “Disponível para Amar/In the mood for Love”, celebrou 20 anos.
Chungking Express (1994)
 
Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. A primeira narrativa segue o agente 223, um polícia que projeta o seu destino numa coleção de latas de ananás cujo prazo de validade expira a 1 de maio. Um encontro com uma mulher misteriosa que usa uma peruca loira arranca-o do estado de estagnação em que se encontra. A segunda história desenrola-se em torno do agente 663 e do fim da sua relação com uma assistente de bordo, uma tragédia que chega aos ouvidos do empregado de um snack-bar, que começa à procura de formas de o animar. Com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, “Chungking Express marcou o momento da internacionalização de Wong Kar Wai.
“Chungking” no título refere-se às Mansões Chungking em Tsim Sha Tsui, Hong Kong, onde Wong cresceu na década de 1960. “Express” refere-se à barraca de comida Midnight Express, localizada em Lan Kwai Fong, uma área no centro de Hong Kong.
 
 
“Anjos Caídos” (1995)
 
 
Num cenário urbano noturno, Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam nas ruas de Hong Kong. Ao longo de episódios excêntricos e de referências à cultura pop, “Anjos Caídos” é um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida duma cidade.
 
 
“Felizes Juntos” (1997)
 
 
Lai Yiu Fai e Ho Po Wing viajam para a Argentina em busca de aventuras. Pouco tempo depois de chegar, o casal incompatibiliza-se e Ho abandona o seu parceiro. Na sua ausência, Lai arranja um emprego num bar de tango em Buenos Aires, até que Ho regressa à sua vida após ser vítima de um espancamento. Mas à medida que a vida de Lai toma uma nova direção quando este conhece um rapaz taiwanês, Ho continua o seu caminho de declínio para um lugar de destruição muito diferente daquele que conhecia. Romance turbulento que valeu a Wong Kar Wai o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes.
 
 
“Disponível para Amar” (2000)
 
Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Enquadrado pela sublime paleta de cores e pelos íntimos slow-motions de Wong Kar Wai, o filme viaja através dos olhares enigmáticos de dois indivíduos que, depois de se mudarem para o mesmo prédio com os seus parceiros ausentes, começam a acreditar que os seus respetivos esposos estão a ter um caso. Na sua solidão e aborrecimento, Chow e Su tornam-se mais próximos à medida que fazem as pazes com os seus fracassos românticos.
 
 
“2046” (2004)
 
Chow Mo Wan está a escrever um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas e de onde nunca ninguém regressou. Inspirado nas suas próprias aventuras com várias mulheres no Hotel Oriental em Hong Kong, a fronteira entre ficção e realidade em breve começa a esbater-se. Seguindo um rastro de ligações misteriosas, “2046” é considerado a sequela de “Disponível para Amar”. Mestre da narrativa não-linear, Wong Kar Wai cria aqui uma rede de rostos que se interligam – alguns dos quais afogados em mágoa, outros entregues à paixão – envolve-os na sua estética tão característica, rica em sombras frondosas e cores contrastantes.
 
Apple Tv
Cherry  –  12 março
Este filme segue a jornada selvagem de um jovem marginalizado de Ohio que encontra o amor da sua vida mas arrisca perdê-lo devido a uma série de decisões erradas e circunstâncias de vida desafiadoras.
Inspirado no romance best-seller do mesmo nome, apresenta Tom Holland no papel de um personagem perturbado que deixou a faculdade para servir no Iraque como médico do Exército e só encontra refúgio junto do seu verdadeiro amor, Emily (Ciara Bravo). Quando Cherry retorna a casa como um herói de guerra, ele tem de enfrentar os demónios na sua cabeça provocados por stress pós-traumático de guerra não diagnosticado e torna-se viciado em drogas. Após a suas finanças se esgotarem, decide assaltar bancos para financiar o seu vício, acabando por prejudicar o seu relacionamento com Emily ao longo desse caminho.
A adaptação feita para o cinema é feita de forma ousada e corajosa por parte dos diretores visionários Anthony e Joe Russo, conhecidos no meio artístico como os Russo Brothers. Aborda um tema fraturante e muito polémico que ainda hoje é alvo de acesos debates e discussões no meio académico médico.
Ligações (Calls)  –  19 março
“Calls” é uma experiência televisiva inovadora e envolvente baseada na agitada série francesa com o mesmo nome, que usa de forma magistral áudio e pequenos elementos visuais abstratos para contar nove histórias curtas de arrepiar. Dirigido do Fede Álvarez (“Don’t Breathe”), cada episódio segue um mistério dramático sombrio que se desdobra através de uma série de conversas telefónicas, aparentemente banais e desconexas, que rapidamente se tornam surreais à medida que as vidas das personagens são lançadas numa confusão crescente.
Apresentando no elenco Lily Collins, Nick Jonas, Rosario Dawson, entre outros, esta série de 9 episódios prova que o verdadeiro terror está na forma como interpretamos o que não conseguimos ver no ecrã e nos lugares perturbadores que a nossa fértil imaginação nos transporta.
Fundação (Foundation)
Ainda sem data de estreia prevista, mas a estrear brevemente, na calha está a série de ficção científica “Fundação” (Foundation). Baseada nos romances de Isaac Asimov, premiados pela crítica a nível internacional, narra a história de um bando de exilados na sua jornada monumental para salvar a humanidade e reconstruir a civilização ao mesmo tempo que sucede o declínio do Império Galáctico. É uma estreia muito aguardada por isso quando tivermos mais novidades daremos notícias.
“Foundation” tem produção executiva de Robyn Asimov, David S. Goyer, Josh Friedman, Cameron Welsh, David Ellison, Dana Goldberg e Marcy Ross. A série é produzida para a Apple pela Skydance Television.
Canais TVCine
TvCine Top – 12 março às 21h30
A Desaparecida (The Vanished)
A história dum casal que não vai parar por nada, até encontrar a sua filha que desapareceu durante um acampamento de família.
TvCine Top – 14 março às 21h30
Rapto (Abduction)
https://www.youtube.com/watch?v=QEQYeLklRSw

Um homem sem memória do seu passado recente vagueia na cidade de Ho Chi Minh (Vietname), em buscas de pistas que o façam lembrar quem é, sendo perseguido por figuras misteriosas.
Especial Clássicos Luc Besson
TvCine Edition
Subterrâneo (Subway)   –  13 março às 22h
Vertigem Azul (Le Grand Bleu)  –  20 março às 22h
Joana d’Arc (Jeanne d’Arc)  –  27 março às 22h
O Último Combate (Le Dernier Combat)  –  29 março às 18h25
Efeitos visuais de cortar a respiração, grandes referências ao universo dos comics, personagens femininas fortes, protagonistas honestos, mas com pouca moral, sociedades opressivas e mundos underground, fazem do cinema de Luc Besson uma verdadeira e completa obra-prima.
TvCine Top –  29 março às 21h30
Alvo Número Um (Target Number One)
 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *