Subscribe Now

Trending News

28 Out 2020

1/0
Conversas de Crítico

3 Pérolas do IndieLisboa 

3 Pérolas do Indielisboa

O Indielisboa foi um sucesso de público e aqui ficam três pérolas no festival lisboeta que esgotou lotações…

1- Fojos, de Anabela Moreira e João Canijo

https://vimeo.com/446475460

Fica a feita a trilogia de um olhar pelo norte e interior de Portugal por parte do casal Moreira-Canijo. Conforme João Canijo disse alto e em bom som no palco do São Jorge, o olhar é de Anabela Moreira numa investigação sobre as gentes e os lobos de Castro Laboreiro, região filmada sempre à caça de situações, de acontecimentos. A caça é feliz: capta coisa humaníssimas e revela a resiliência de um povo que se funde com uma animalidade que é de outros tempos, um povo que resiste a dançar. Pena já ter entretanto estreado na televisão nacional…

2- La Leyenda Negra, de Patrícia Vidal Delgado

https://www.youtube.com/watch?v=xmn9UXg23e4

Depois da curta The Hood, a realizadora portuguesa volta a filmar nos EUA, neste caso uma história sobre uma amizade entre duas raparigas de liceu prestes a entrarem na universidade. Um “Boyz in the Hood” filmado nos “barrios” de Los Angeles cheio de mensagem política, neste caso sobre uma lei hedionda de Trump que afeta o futuro dos jovens hispânicos.

Patrícia filma tudo com uma tranquilidade perene e uma força sincera.

3- Ana e Maurizio, de Catarina Mourão

https://www.youtube.com/watch?v=-pRhsstl6wU

Conseguir aquele efeito de “transporte”. É isso que este objeto delicado e formalmente belíssimo propõe. Um transporte a um devir de viagem, algo nas entranhas do mistério mais secreto das teorias da reencarnação, a saber: o “feeling” de uma artista plástica que julga ter recebido uma herança exploratória de um tio já morto. A artista é Ana Marchand e Catarina Mourão convida-nos a ficarmos fã dela (mais ainda…). Se não estrear comercialmente será crime cultural gravíssimo.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *