Balanços da nomeações dos Screen Actors Awards.
Entre os Golden Globes e estes prémios dados pelos atores de Hollywood há algumas diferenças. Para já, destaca-se a força com que o filme americano Minari, de Lee Isaac Chung entrou nestas nomeações. Além da sempre sintomática nomeação do elenco, a secundária Young Yuh-jung e o principal Steven Yeun conseguiram as nomeações. Quer se queira quer não, Minari entra agora com força na corrida aos Óscares, o mesmo se pode dizer de Da 5 Bloods, cuja nomeação do elenco é uma prova da vitalidade do filme de Spike Lee, já para não falar da nomeação do falecido Chadwick Boseman, também nomeado em Ma Rainey- A Mãe dos Blues.
Perdedores talvez Malcom & Marie, Judas e o Messias Negro (que mesmo assim é favorito para o ator secundária, Daniel Kaluuya) e Estados Unidos vs Billie Holiday, a desilusão de Lee Daniels. São filmes lançados mais recentemente e isso pode querer dizer algo. Mas continua a ser difícil explicar as omissões a Paul Raci, em Sound of Metal e a Delroy Lindo em Da 5 Bloods- Irmãos de Armas, também afastados ontem nos Globes…
Registar ainda a improvável Amy Adams no detestável Lamentos de uma América em Ruínas e Jared Leto, que é notável em As Pequenas Coisas, nomeações que muitos não apostavam…Aliás, Adams deve estar a roubar a vaga a Andra Day, de Estados Unidos vs Billie Holiday.
Mais uma vez, o cinema mais independente americano ficou a ver navios, que o digam obras como Never Rarely Sometimes Always ou Miss Juneteenth…Mas é bom celebrar as 4 nomeações de Da 5 Bloods
Eis a lista dos nomeados…
Melhor ator