Subscribe Now

Trending News

22 Set 2020

Estes são os primeiros portugueses da retoma das salas
Newsflash

Estes são os primeiros portugueses da retoma das salas 

Se não houver mais recuos ou antecipações, os cinemas reabrem todos a 2 de julho e está prevista uma bonita invasão de cinema português. Se na América chegam notícias de adiamentos, por cá estão programados alguns belos filmes portugueses, a começar por Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida, conto de terror no feminino. O filme tem feito um belo circuito internacional e é uma história de fantasmas numa pequena piscina alentejana. Filipa Areosa e Cleia Almeida estão estupendamente dirigidas por um jovem cineasta que já deveria estar a trabalhar fora de Portugal…

Faz-me Companhia começa a arrepiar-nos logo dia 2, enquanto uma semana depois temos viagem até às tascas de Guimarães para o novo de Rodrigo Areias, Surdina, comédia melancólica sobre um homem abandonado pela mulher. Surdina é escrito por walter hugo mãe e tem música lindíssima de Tó Trips.

Nessa mesma data, três curtas juntam-se para uma sessão especial no Ideal. As curtas são Ruby, de Mariana Gaivão, Dia de Festa, de Sofia Bost e Cães que Ladram aos Pássaros, de Leonor Teles. O primeiro tem uma força telúrica e punk surpreendentes. Quanto a Dia De Festa, que esteve presente na Semana da Crítica de Cannes, é uma história de maternidade que nos agarra do começo ao fim e é comandado por uma interpretação do outro mundo de Rita Martins. Por fim, o novo de Leonor Teles é embalado pela música dos Sensible Soccers e vale sobretudo por uma desenvoltura estética poderosa e por um discurso realisticamente político sobre o flagelo da especulação imobiliária no Porto.

Mais para o final do mês, dia 23, chega aos cinemas Patrick, de Gonçalo Waddington, objeto duríssimo sobre uma criança desaparecida que anos mais tarde é descoberta e regressa a casa. Patrick é a descoberta de um cineasta. Um filme urgente e  marcado pelo rosto perturbante de Hugo Fernandes, jovem lusodescendente.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *