3- MANDELA- LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE
Justin Chadwick
Muito se tem falado de Idris Elba pelas razões erradas. São muitos os que agora notaram a sua existência depois de ser eleito o moço mais sexy do mundo e são ainda muitas mais aquelas que só o conhecem como o possível James Bond negro. Enfim, estamos perante um dos mais entusiasmantes atores do planeta. Uma presença de carisma duro e com uma graça de câmara forte. Como ator, quase que só por si salva alguns filmes. Não conseguiu salvar este “biopic” pois era demasiado “flat”, mas ainda assim é o melhor desta proposta sobre Nelson Mandela.
2- STAR TREK- ALÉM DO UNIVERSO
Justin Lin
O segundo Star Trek da era J.J. Abrams tinha um vilão de respeito. O Krall de Idris era penetrante e capaz de traumatizar qualquer criança que se tenha aventurado neste franchise.
A prova de que Idris é versátil, mesmo debaixo de uma certa maquilhagem. Mais um papel que contraria aquela imagem de que o ator inglês é algo obtuso e pesado. Idris Elba não está apenas talhado para o modelo do herói durinho…
1- BEASTS OF NO NATION
Cary Joji Kukunaga
A Neflix ainda tentou que esta sua interpretação fosse aos Óscares (atores secundários)….É a sua obra-prima. Um militar desumano e a sua relação com uma criança-soldado numa guerra de um qualquer país do centro de África. Idris convoca um poder e uma ameaça muito forte numa personagem que não estamos habituados a ver nos modelos de Hollywood.
Lembro-me que quando o entrevistei em Toronto ter-me contado que tinha ganho a personagem com o sotaque.
Esperemos que, no novo de George Miller, que só veremos para o ano ou em 2020, possa voltar a esta brusca intensidade…