O filme-de-golpe tonificado pela fleuma britância. Uma delícia que se investe na caparaça da velha escola
dos thrillers de mistério, neste caso numa narrativa que inventa um golpista idoso à caça de viúvas com
dinheiro. Importa dizer que o malandro é Sir Ian McKellen, num dos grandes momentos da sua carreira, e
que a “vítima” é uma Helen Mirren impecável.
The Good Liar é a prova viva que o cinema de Hollywood continua a acreditar em divertimentos para
adultos e a apostar em personagens e histórias com alguém que não seja “jovem”.
Os mais céticos vão dizer que é coisa descartável para acompanhar com cházinho e torradas, mas em
nenhum momento a intriga perde intensidade e a razoável dose de dúvida. Por muito que se dispensassem
as piruetas e os “twists” da última meia-hora, Bill Condon sabe a bíblia toda do “con-movie”. E A
Mentira Perfeita nunca poderá ser condenado pelo seu classicismo explícito.
A má notícia: não tem estreia confirmada em Portugal.