Um western terno e duro. A cortesia é de Jacques Audiard. Trata-se da grande estreia da semana, o primeiro filme em língua inglesa do cineasta de O Profeta. Chama-se Os Irmãos Sisters e venceu o Leão de Prata de Veneza.
Mas é também bem recomendável Se Esta Rua Falasse, de Barry Jenkins, nomeado para três Óscares, adaptação de James Baldwin. O cineasta de Moonlight conta-nos uma história sobre um casal que se apaixona numa América racista. Cinema afro-americano condimentado e orgulhoso. Está longe de ser obra-prima, ainda assim.
De Portugal, chega a primeira longa de André Badalo, Portugal não Está à Venda, crónica humorística de um Portugal a contas com uma primeira-ministra que quer vender o país. Comédia brejeira cheia de mensagem bem intencionada mas com uma execução amadora e insultuosa para o espetador. Um filme feio e que fica nos anais do mau cinema português. Ou é muito inocente ou está a gozar com quem gosta de cinema. Até os Malucos do Riso evitavam o número assustador de piadas falhadas e os obscenos planos de drone…
Mike Cuff traz ainda Dead Trigger, produção série B que ninguém nos EUA quer saber. Lixo com Dolph Lundgren.
Pronto a assaltar as bilheteiras, Como Treinares o Teu Dragão: Mundo Secreto, que rentabiliza um conceito que nunca conseguiu fazer a ponte com todas as gerações. Dean Deblois é o realizador.
Monrovia, Indiana, de Frederick Wiseman, tem estreia cirúrgica no Ideal. Um documentário para repensar a América interior. De registar que uma estreia do mestre Wiseman parece carregar consigo uma carga menor de acontecimento…
Do MOTELx para o circuito de culto do terror aí está Noites de Terror, de Andy Newman e Jeremy Dyson, com Martin Freeman. Tem pinta de filme de culto. De Itália, chega outro mistério, O Fantasma da Sicília, de Fabio Grassadonia. Parece ser mais uma estreia para encher número…