Joaquim de Almeida (prémio Carreira), Anabela Moreira (melhor atriz por ‘O Último Banho’), João Arrais (melhor ator por ‘Serpentário’), Ana Marta Ferreira (que recebeu em nome dos atores o troféu do melhor elenco atribuído a ‘Bem Bom’), Catarina Wallenstein (Talento Futuro), ‘A Metamorfose dos Pássaros’, de Catarina Vasconcelos (melhor filme nacional), e ‘Titane’, de Julia Ducournau (melhor filme internacional) são os vencedores dos prémios Cinetendinha, entregues esta tarde no Cineteatro Louletano perante uma plateia repleta de cinéfilos e de personalidades do cinema, que se juntaram aos responsáveis da Câmara Municipal de Loulé nesta celebração dos melhores da sétima arte em 2021.
Organizada pelo crítico e jornalista Rui Pedro Tendinha juntamente com o Câmara Municipal de Loulé e o Loulé Film Office, e integrada na Algarve Film Week, que decorreu durante toda a semana na cidade algarvia, a cerimónia teve emissão em direto no SAPO Mag e no SAPO, estando também programada a transmissão pela SIC Radical de um compacto da gala.
Vítor Aleixo, presidente do município louletano, entregou a Joaquim de Almeida o prémio de homenagem à carreira do mais internacional dos atores portugueses. O ator revelou na sua intervenção a agradecer o prémio que vai participar no próximo filme de Roman Polanski, ao lado de Catherine Deneuve e John Cleese.
Durante a gala, Rui Pedro Tendinha conversou com Gonçalo Galvão Teles e Miguel Amorim sobre ‘Nunca Nada Aconteceu’, realizado pelo primeiro e protagonizado pelo segundo, por Ana Moreira e por Beatriz Batarda.
Foram ainda desvendados em primeira mão um excerto de ‘Primeira Idade’, de Alexander David, e o trailer do novo ‘Batman’, que teve na cerimónia a sua primeira exibição.
Os galardões hoje entregues – para o melhor filme internacional, melhor ator nacional, melhor atriz nacional, melhor elenco nacional e melhor filme nacional – foram escolhidos pela Academia Cinetendinha, que reúne críticos, atores, produtores, realizadores e outros profissionais ligados ao setor.