Good morning, Midnight, de e com George Clooney
Ainda em fase de acabamentos, esta primeira realização de Clooney para a Netflix tem selo de qualidade e imagina um cientista na Antártida a tentar salvar uma nave espacial em rota de regresso à Terra.
Aposta: TIFF
Pedro, de Laís Bondansky, com Victoria Guerra
Co-produção entre o Brasil e Portugal, é o regresso da cineasta de Bicho de Sete Cabeças. Tem tudo para chegar aos grandes festivais. A história do mistério do regresso à Europa de D. Pedro I. No elenco, além de Guerra, encontramos Luísa Cruz, João Lagarto e Cauã Reymond.
Aposta: Berlinale
Ordem Moral (título de trabalho), de Mário Barroso, com Maria de Medeiros
A história do estardalhaço moral que causou o affaire da dona e herdeira do Diário de Notícias com um mero chaffeur, 26 anos mais nova. Um filme de grande público do realizador de O Milagre Segundo Salomé – poderá fazer um circuito indêntico ao de A Herdade.
Aposta: San Sebastián
The Trial of the Chicago 7, de Aaron Sorkin, com Eddie Redmayne
Elenco de super-estrelas para o regresso de Sorkin à cadeira de realizador num filme sobre acontecimentos verídicos ocorridos num mítico congresso dos Democratas em 1968. Típico filme também pensado para a temporada dos prémios.
Aposta: Veneza
Annette, de Leos Carax, com Adam Driver
Adam Driver e Marion Cotillard num musical de Carax. Pode ser o filme mais absurdo do ano mas será de certeza um dos mais falados, apesar de, nesta altura, pouco ou nada ainda se saber, a não ser que as canções são de autoria dos geniais Sparks.
Aposta: Cannes
Nomadland, de Chloe Zhao, com Frances McDormand
A realizadora de The Eternals teve tempo para rodar este pequeno filme de época sobre uma mulher que perde tudo na Grande Depressão e viaja de forma nómada para as terras do Oeste americano. Numa altura em que se celebra o talento feminino, é tempo de consagrar Zhao.
Aposta: Cannes
The French Dispatch, de Wes Anderson, com Timothé Chalamet
O filme que todos os festivais davam a mãe e o pai para o terem. O regresso de Wes Anderson à imagem real para nos contar histórias de uma revista imaginária sobre novidades americanas para os americanos que vivem em França. Provavelmente, um dos grandes filmes de 2020…
Aposta: Cannes
Das 5 Blood, de Spike Lee, com Chadwick Boseman
Depois do Óscar, Spike Lee quer manter-se na ribalta e tem já em andamento este thriller de guerra sobre um grupo de veteranos do Vietname que se reúne para um regresso à guerra. A Netflix a recrutar outro cineasta de Lista A.
Aposta: TIFF
Hillbilly Elegy, de Ron Howard, com Amy Adams
Outro filme apanhado pela Netflix. Um drama rural baseado na infância pobre de J.D. Vance. Com Amy Adams e Glenn Close. Há quem já vaticine que poderá estar nos Óscares de 2021.
Aposta: Veneza
On the Rocks, de Sofia Coppola, com Bill Murray
Bill Murray e Sofia Coppola – que reencontro. Neste caso para contar a história de um pai playboy que reencontra a sua filha, a contas com a difícil tarefa de ser mãe solteira numa Nova Iorque onde tudo é possível.
Aposta: Veneza
Stillwater, de Todd McCarthy, com Matt Damon
O realizador do muito aplaudido O Caso Spotlight está de volta num thriller de um pai que viaja até França para ajudar a filha que está acusada de um terrível crime. A Focus já ficou com o filme e espera-se uma grande aposta para a temporada dos próximos prémios.
Aposta: TIFF
Macbeth, de Joel Coen, com Denzel Washington
Deverá ficar acabado a tempo de ainda estrear em 2020. Uma história baseada na peça imortal do Bardo. Pois, Coen e Shakespeare – grande incógnita, o que vai sair daqui? Denzel Washington é Macbeth e Frances McDormand uma sinuosa Lady Macbeth.
Aposta: Nova Iorque