O Festival basco começa este sábado e as malas do Cinetendinha.pt já estão feitas. São estes os 3 filmes mais esperados.

Patrick, de Gonçalo Waddington

O filme português marca a estreia de Gonçalo Waddington na realização e vem com a chancela da produtora O Som e a Fúria. Um drama sobre um jovem francês apanhado pela polícia e que poderá ter um passado em Portugal durante a sua infância.

As primeiras imagens sugerem um drama psicológico de grande potência e o tema remete para o caso verdadeiro de Rui Pedro, o desaparecido português cujo caso ainda hoje não foi esquecido.

 

La Verité, de Hirokazu Koreeda

O vencedor da Palma de Ouro 2018 está de volta, desta vez com o seu primeiro filme em língua estrangeira. Em Veneza saiu sem palmarés mas esperam-se mundos e fundos deste drama que se passa no seio do cinema francês: mãe e filha contracenam numa obra em que o tema  é a maternidade. Um filme francês com olhar japonês? Venha, venha! Ainda para mais a mãe é Catherine Deneuve e a filha Juliette Binoche. O elenco traz ainda Ethan Hawke.

Zeroville, de James Franco

Depois de em 2017 ter vencido o festival com Um Desastre de Artista, o americano James Franco volta com este Zeroville, a chegada de um ator à Hollywood de 1969. Será que podemos pensar em peça de companhia a Era uma Vez em Hollywood, de Tarantino? Será que é mau sinal o filme ter estado na prateleira mais de um ano? Podemos ficar entusiasmados por no mesmo filme termos um elenco que inclui Franco, Danny McBride, Dave Franco e Megan Fox? São perguntas lícitas mas não deixa de ser uma antestreia mundial de peso num festival que não prestou vassalagem às “majors”americanas.