Melhor Filme
-
Era uma Vez em…Hollywood, de Quentin Tarantino
Nesta altura do campeonato, há uma nova brisa em torno do filme de Quentin Tarantino. Esta carta de amor à antiga Hollywood tem esse poder: é uma obra que não sai de dentro de nós. Na temporada dos prémios foi sempre bem nomeado e nas listas dos melhores do ano está sempre no top. Está garantido como um dos mais nomeados…
-
1917, de Sam Mendes
Outro dos campeões de respeitabilidade desta temporada. O filme de Mendes tem a seu favor ter estreado muito perto da hora das decisões. Uma história da 1ª Guerra Mundial que consagra Mendes como dos mais queridos cineastas ingleses em Hollywood. Está mais do que garantido
-
Le Man’s 66- O Duelo, de James Mangold
Já se percebeu que não é dos favoritos mas só um golpe de teatro o tira desta lista. A Fox a mexer-se bem para uma questão de prestígio. De um certo ponto de vista, esta história “all american” é inatacável…
-
Jojo Rabbit, de Taika Waititi
Depois de Toronto, o filme de Taika estava na “pole position” desta lista. Agora, depois do desenrolar de prémios da associações e de todo o “hype”, esta aposta da Fox Searchlight parece ter perdido fôlego. Não há dúvida que este humor satírico a gozar com nazis não é para todos…
-
O Irlandês, de Martin Scorsese
Continua a ser um dos favoritos, mesmo com alguns detratores a mancharem a sua reputação. Este épico sobre a história da mafia nos EUA pode ser prejudicado na hora H devido a toda a polémica do debate de Scorsese em torno dos filmes da Marvel.
-
Parasitas, de Bong Joon-Ho
Adivinha-se nomeação garantida para este filme de Bong Joon-ho. Não há ninguém que não goste deste conto em forma de thriller sobre luta de classes. Tudo aponta para ser o Roma deste ano…
-
Marriage Story, de Noah Baumbach
Juntamente com O Irlandês continua no topo dos mais apaparicados. Por outro lado, a sua natureza de drama íntimo pode jogar contra si. Vamos perceber se ajuda ou não ter a chancela Netflix…
-
Mulherzinhas, de Greta Gerwig
Não é completamente garantido que esta nova versão do clássico de Louisa May Alcott possa estar na lista final. Mas a companheira de Noah Baumbach parece ter caída no goto da Academia. Além do mais, Lady Bird não venceu nenhum Óscar e, se calhar, é tempo de compensações…
-
Joker, de Todd Phillips
O filme mais falado do ano, mas também um dos que mais divide. Claro que pode haver de novo uma onda de entusiasmo, sobretudo em função do lucro que esta adaptação da DC provocou. Mesmo sem ser favorito, é um filme que tem de estar sempre na linha das decisões…
BANCO DE SUPLENTES:
A Despedida, de Lulu Wang
Bombshell- O Escândalo, de Jay Roach
Knives Out- Todos são Suspeitos- Rian Johnson